Atualização e aprofundamento científico-didático no ensino de História e Geografia de Portugal (2.º Ciclo do Ensino Básico) turma (Turma 1)

Apresentação

O Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho tem como desígnio a promoção da inclusão, do sucesso educativo e da qualidadedas aprendizagens dos alunos, através de uma maior flexibilidade na gestão curricular e no desenvolvimento da educaçãopara a cidadania. Desde a implementação do Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho a formação tem-se centrado, maioritariamente, nacapacitação dos docentes ao nível das práticas pedagógicas e gestão da sala de aula adequadas à gestão flexível docurrículo. Importa, agora, centrar os processos de desenvolvimento profissional em outras áreas, que, em conjunto com acapacitação já implementada, permitirão a consolidação dos 3 objetivos enunciados (Inclusão, Sucesso e Qualidade dasaprendizagens). Assim, o desenvolvimento de opções curriculares eficazes, inovadoras e promotoras de qualidade no processo educativo,numa perspetiva disciplinar e interdisciplinar, beneficiará da atualização científica e didática dos docentes. Deste modo, procura-se desenvolver uma formação centrada nas componentes científicas e didáticas dos temas/domíniosespecíficos das Aprendizagens Essenciais (AE), da disciplina de História e Geografia de Portugal (2.º Ciclo do EnsinoBásico), em articulação com as áreas de competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória(PA), concretizando-se o entendimento sobre a construção curricular em vigor.

Destinatários

Professores dos Grupos de Recrutamento 200 e 400

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 200 e 400. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 200 e 400.

Objetivos

- Promover a atualização científica e didática dos docentes em temas/domínios da(s) disciplina(s); - Analisar as implicações práticas do PA no desenvolvimento curricular, bem como compreender a relação entre as AE e o PA; - Promover a utilização e a partilha de recursos e materiais pedagógicos concebidos durante a oficina de formação queincentivem a utilização de estratégias ativas e inclusivas, em contexto de sala de aula; - Repensar práticas que potencializem o desenvolvimento do pensamento histórico e geográfico; - Refletir sobre a importância dos processos de seleção, manipulação e tratamento de fontes, informação e ferramentas relevantes para a aprendizagem; - Problematizar temas da História e da Geografia, integrando as relações temporais e espaciais, pensadas em articulação com o PA; - Refletir sobre os contributos da História e da Geografia para o exercício de uma cidadania ativa.

Conteúdos

Módulo(M) 1 – Currículo: dos referenciais à gestão (2,5 horas) Conceitos e perspetivas curriculares (articulação PA/AE/Inclusão/ENEC/ desenvolvimento de competências digitais dosalunos no processo de aprendizagem) O PA e as suas implicações práticas na gestão curricular (exploração do ponto 6 do PA); As AE e a sua articulação com as áreas de competências do PA (ações estratégicas das AE de cada disciplina) Ao longo do desenvolvimento dos módulos deve prever-se estratégias e atividades com vista ao recurso a ferramentasdigitais por parte dos alunos. M2 - História e Geografia em articulação (5h) Conhecimento geográfico e histórico no desenvolvimento do pensamento crítico e resolução de problemas: Geografia: ensino por investigação, contextos da vida real, questões sociocientíficas; metodologias ativas. História: documento histórico; técnicas de leitura, análise, comparação e interpretações de fontes; aplicações digitais aoserviço das fontes históricas M3 – Península Ibérica: localização e quadro natural (5h) Representação da superfície terrestre e mapas aplicada a diferentes contextos Representação cartográfica e definição de itinerários Localização e orientação a diferentes escalas M4 – Península Ibérica: dos primeiros povos à formação de Portugal (5h) Pré-História e Proto-História: novos desenvolvimentos Herança cultural dos Romanos e dos Muçulmanos Formação do Reino de Portugal: contextos da autonomia Geografia e História: respeito pela diferença e diversidade M5 – Portugal: séculos XIII a XVII (5h) Desenvolvimento económico, relações sociais e poder político no séc. XIII Noção de revolução aplicada à crise de 1383-85 Conhecimento, tecnologia, globalização e direitos humanos na expansão marítima Perda da independência como trauma Geografia e História: compreensão das disrupções humanas M6 – Portugal: séculos XVIII e XIX (5h) Absolutismo Colonialismo Liberalismo: dos fundamentos às revoluções Tecnologia e reconfiguração social na 2.ª metade do séc. XIX Geografia e História: análise dos movimentos migratórios livres e forçados M7 – Portugal do séc. XX (5h) Da I República à consolidação do Estado Novo Conquistas da democracia a partir do 25 de abril Geografia e História: construção mítica do império M8 – Portugal hoje (5h) Fenómenos demográficos / indicadores demográficos Fatores naturais e humanos e a distribuição da população Áreas rurais vs áreas urbanas Mobilidade e fluxos migratórios Fatores históricos e ferramentas da geografia na análise da população portuguesa História e Geografia Local: projeto interdisciplinar M9 – Desconstruindo mitos da História de Portugal (5h) Personalidades: Viriato, D. Afonso Henriques, D. Nuno Álvares Pereira, Infante D. Henrique e os navegadores daexpansão Cenários bélicos, expansionistas e epocais: reconquista cristã, batalha de Ourique, Escola de Sagres, Idade Média Módulo Final - (2,5 horas) – Reflexão final sobre os conteúdos da ação e os trabalhos realizados pelos formandos.

Metodologias

A oficina é constituída por 10 módulos (2 obrigatórios e 8opcionais): Módulo 1 e módulo final – Obrigatórios e presenciais O módulo administrado em terceiro lugar tem de terobrigatoriamente 5 horas presenciais. Os módulos opcionais são definidos tendo por referênciatemas/domínios sinalizados pelas escolas/formandos que irãoparticipar na formação. Cada turma frequentará um conjunto demódulos que permita totalizar 25 horas de formação. Na últimasessão presencial haverá a apresentação/partilha dos trabalhose discussão dos resultados Presencial/b-learning: reflexão, análise e discussão com recurso a diferentes fontes, alternando trabalho em pequeno e grande grupo; elaboração de trabalhos (planificação/tarefa/atividade). Trabalho Autónomo: será intercalado com as sessõespresenciais e online; consolidação dos trabalhos(planificação/tarefa/atividade); aplicação prática emsala de aula dos trabalhos realizados; auscultação dosalunos em relação às atividades desenvolvidas.

Avaliação

A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a realização e discussão dastarefas propostas nas sessões, a elaboração e reflexão sobre tarefas concebidas e o trabalho final elaborado pelosformandos. O trabalho final deverá conter uma reflexão escrita individual sobre a formação e a sua participação namesma, a identificação das aprendizagens realizadas e capacidades desenvolvidas, bem como, em anexo, duasplanificações/tarefas/atividades no âmbito de cada um dos domínios/temas abordados.

Modelo

- Resposta dos formandos a um questionário a disponibilizar pela entidade formadora; - Relatório do formador; - Relatório da entidade formadora.

Bibliografia

Decreto-Lei n.º 55/2018, do Ministério da Educação (2018). Diário da República, I série – n.º 129.https://files.dre.pt/1s/2018/07/12900/0291802928.pdf DGE. (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação/DGE. CURRÍCULO DO ENSINO BÁSICO E DO ENSINO SECUNDÁRIO PARA A CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENSESSENCIAIS BASEADAS NO PERFIL DOS ALUNOS. Disponível emhttps://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/ae_documento_enquadrador.pdf Aprendizagens Essenciais. Disponível em https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-0 Mattoso, José (2013-2014). História de Portugal. 8 vol. Círculo de Leitores.

Observações

...

Formador

Rui Filipe de Sousa Ribeiro

Início: 19-11-2025
Fim: 04-03-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-129349/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: Escola Básica e Secundária Sacadura Cabral - Celorico da Beira (sessões presenciais)

INSCREVER-ME