
Ensino-aprendizagem a EMRC, na era do digital turma (Turma 1)
Apresentação
Tendo por base os normativos legais em vigor, nomeadamente O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória,homologado pelo Despacho n.º 6478/2017, de 26 de julho, e o Decreto-Lei n.º 55/2018, após a Formação para aCapacitação Digital (CD) dos Docentes, no Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores, da ComissãoEuropeia (DigCompEdu), os novos Manuais de EMRC, com a criação de diversos Recursos Educativos Digitaisdisponibilizados em plataformas, pretende-se agora aprofundar e continuar a aplicar, aos contextos educativos e práticaspedagógicas específicos da disciplina de EMRC, as competências digitais adquiridas, bem como promover a CapacitaçãoDigital dos Alunos.
Destinatários
Professores do Grupo de Recrutamento 290
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo de Recrutamento 290. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo de Recrutamento 290.
Objetivos
Pretende-se aprofundar conhecimentos e processos que permitam aos docentes de EMRC potenciar as suascompetências digitais na promoção de estratégias e ações pedagógicas no contexto da sala de aula e na comunidade educativa. São objetivos específicos: - formular/aprofundar estratégias pedagógicas inovadoras e promotoras da CD dos docentes e alunos; - promover, com base nas capacidades e experiências de cada docente, a criação/utilização/partilha de RED em ordem àrealização de atividades com tecnologias digitais; - promover e estimular a reflexão, a partilha e a utilização crítica das tecnologias digitais em contexto educativo.
Conteúdos
- Breve exploração de documentos de enquadramento das políticas educativas; - Discussão, renovação e inovação na prática profissional de EMRC; - Utilização de estratégias e metodologias relacionadas com o desenvolvimento curricular através de ambientes eferramentas digitais, tendo por base os novos Manuais e Recursos Educativos Digitais (RED) disponíveis em plataformas; - Criação/Adaptação/Utilização de RED no processo de ensino e de aprendizagem de EMRC; - Promoção da utilização de RED e das tecnologias digitais de forma colaborativa; - Atividades didático-pedagógicas promotoras do desenvolvimento da competência digital dos alunos.
Metodologias
As sessões são destinadas sobretudo à reflexão/partilha sobre as práticas pedagógicas dos docentes de EMRC, comrecurso ao digital; à exploração de ferramentas digitais para o desenvolvimento de atividades de aprendizagem promotoras da colaboração, comunicação, partilha e avaliação; à criação/adaptação/utilização de RED para odesenvolvimento de atividades práticas inovadoras num ambiente colaborativo, de partilha e de reflexão.
Avaliação
De acordo com o RJFC – DL 22/2014, de 11 de fevereiro - e nos termos dos nºs 5 e 6, do artigo 4.º doDespacho4595/2015, de 6 de maio, a avaliação dos formandos é expressa numa classificação quantitativa na escala de 1a 10 valores, de acordo com as menções definidas no ponto 6 do mesmo diploma, tendo por base um Relatório Final deAvaliação como trabalho final. É atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação: a) Participação – 40% b) Trabalho final – 60%
Modelo
- Resposta dos formandos a um quetionário a disponibilizar pela entidade formadora; - Relatório do formador; - Relatório da entidade formadora.
Bibliografia
Despacho n.º 6478/2017, 26 de julho. Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Disponível em:https://www.dge.mec.pt/perfil-dos-alunos Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho. Disponível em: https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/decreto-lei/55-2018-115652962 Aprendizagens Essenciais de EMRC (artigo 38.º do Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho). Disponível em:http://www.dge.mec.pt/educacao-moral-e-religiosa Comissão Europeia (2020). Plano de Ação para a Educação Digital (2021-2027). Disponível em:https://education.ec.europa.eu/pt-pt/focus-topics/digital-education/action-plan Resolução de Conselho de Ministros n.º 30/2020, de 21 de abril. Plano de Ação para a Transição Digital. Disponível em:https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/resolucao-conselho-ministros/31-2020-132133789
Observações
...