
Atualização e aprofundamento científico-didático no ensino de Português (2º Ciclo) turma (Turma 1)
Apresentação
O Decreto-Lei n.º 55/2018 tem como desígnio a promoção da inclusão, do sucesso educativo e da qualidade dasaprendizagens dos alunos, através de uma maior flexibilidade na gestão curricular e no desenvolvimento da educaçãopara a cidadania. Desde a implementação do Decreto-Lei n.º 55/2018, a formação tem-se centrado, maioritariamente, na capacitação dosdocentes ao nível das práticas pedagógicas e gestão da sala de aula adequadas à gestão flexível do currículo. Importa,agora, centrar os processos de desenvolvimento profissional em outras áreas, que, em conjunto com a capacitação jáimplementada, permitirão a consolidação dos 3 objetivos enunciados (Inclusão, Sucesso e Qualidade das aprendizagens). Assim, o desenvolvimento de opções curriculares eficazes, inovadoras e promotoras de qualidade no processo educativo,numa perspetiva disciplinar e interdisciplinar, beneficiará da atualização científica e didática dos docentes. Deste modo, procura-se desenvolver uma formação centrada nas componentes científicas e didáticas dos temas/domíniosespecíficos das Aprendizagens Essenciais (AE), da disciplina de Português (2.º ciclo), em articulação com as áreas decompetências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA), concretizando-se o entendimentosobre a construção curricular em vigor.
Destinatários
Professores dos Grupos de Recrutamento 200, 210, 220 e 300
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 200, 210, 220 e 300. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 200, 210, 220 e 300.
Objetivos
- Promover a atualização científica e didática dos docentes em temas/domínios da(s) disciplina(s); - Analisar as implicações práticas do PA no desenvolvimento curricular, bem como compreender a relação entre as AE e oPA; - Promover a utilização e a partilha de recursos e materiais pedagógicos concebidos durante a oficina de formação queincentivem a utilização de estratégias ativas e inclusivas, em contexto de sala de aula; - Repensar as práticas que potencializem o desenvolvimento, de forma articulada, dos domínios da Oralidade, Leitura,Educação Literária, Escrita e Gramática. - Refletir sobre a importância da aplicação de estratégias integradas nas áreas críticas do Português; - Associar as AE da disciplina de Português ao desenvolvimento das áreas de competências do PA; - Refletir sobre os contributos da disciplina de Português para o exercício de uma cidadania ativa.
Conteúdos
Módulo 1 – Currículo: dos referenciais à gestão (2,5 horas) Conceitos e perspetivas curriculares (articulação PA/AE/Inclusão/ENEC/ desenvolvimento de competências digitais dosalunos no processo de aprendizagem) O PA e as suas implicações práticas na gestão curricular (exploração do ponto 6 do PA); As AE e a sua articulação com as áreas de competências do PA (ações estratégicas das AE de cada disciplina). Ao longo do desenvolvimento dos módulos deve prever-se estratégias e atividades com vista ao recurso a ferramentasdigitais por parte dos alunos. Módulo 2 – Escrita e Leitura: da teoria do texto (texto e textualidade) às técnicas de escrita criativa (desbloqueadores decriatividade, modelos de escrita): clube de leitura; dramatizações; jornal escolar. (5 horas) Módulo 3 – Leitura e Educação Literária: da teoria do texto (pragmática; retórica / argumentação) ao projeto de leitura(dinamização do processo; interdisciplinaridade): criação de antologias; tertúlia literária dialógica; plataformas digitais desuporte literário. (5 horas) Módulo 4 – Escrita e Educação Literária: das técnicas de escrita (escrita para transmissão de conhecimento e para defesade opinião fundamentada) à valorização de culturas, vivências e mundivisões na Literatura(s) para a infância: oficinaspoéticas; ebook de texto criativo; oficina de escrita. (5 horas) Módulo 5 – Escrita e Gramática: das técnicas de escrita (planificação, textualização e revisão) à Linguística descritiva noDicionário Terminológico (plano sintático, plano semântico e plano textual-discursivo, observando áreas críticas - regênciasverbos/preposições; coesão e coerência textual…): plano esquemático; técnicas de revisão linguística; recursos interativosdigitais. (5 horas) Módulo 6 – Leitura e Gramática: da semântica do texto (sentido global, inferências, tema, ideias principais, pontos de vistae estrutura) à Linguística descritiva no Dicionário Terminológico (morfologia e classes de palavras, observando áreascríticas - pronominalização, processos de formação de palavras…): campeonato de gramática; recursos interativos digitais;workshop de ortografia. (5 horas) Módulo 7 – Oralidade e Escrita: da comunicação e interação discursivas (ato de fala; processos interpretativos einferenciais; géneros formais e públicos; intenção comunicativa: pertinência da informação) à escrita de textos de caráternarrativo e de textos de opinião: exposição, reconto, resumo, tomada de posição; guiões de apoio à oralidade; clube dedebate. (5 horas) Módulo 8 – Oralidade e Leitura: das técnicas performativas na oralidade (processos de escuta; produção discursivaplanificada, espontânea e interativa; retórica da oralidade (postura corporal, expressão) à análise textual e procedimentosde registo e tratamento de informação: técnicas de anotação; webinars; workshop sobre performance. (5 horas) Módulo Final (2,5 horas) - Apresentação e discussão dos projetos desenvolvidos no âmbito da oficina.
Metodologias
A oficina é constituída por 9 módulos (2 obrigatórios e 7opcionais): Módulo 1 e módulo final – Obrigatórios e presenciais O módulo administrado em terceiro lugar tem de terobrigatoriamente 5 horas presenciais. Os módulos opcionais são definidos tendo por referênciatemas/domínios sinalizados pelas escolas/formandos que irãoparticipar na formação. Cada turma frequentará um conjunto demódulos que permita totalizar 25 horas de formação. Na últimasessão presencial haverá a apresentação/partilha dos trabalhose discussão dos resultados Presencial/b-learning: reflexão, análise e discussão com recursoa diferentes fontes, alternando trabalho em pequeno e grandegrupo; elaboração de trabalhos (planificação/tarefa/atividade). Trabalho Autónomo: será intercalado com as sessões presenciais e online; consolidação dos trabalhos(planificação/tarefa/atividade); aplicação prática emsala de aula dos trabalhos realizados; auscultação dos alunos em relação às atividades desenvolvidas.
Avaliação
A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a realização e discussão dastarefas propostas nas sessões, a elaboração e reflexão sobre tarefas concebidas e o trabalho final elaborado pelosformandos. O trabalho final deverá conter uma reflexão escrita individual sobre a formação e a sua participação namesma, a identificação das aprendizagens realizadas e capacidades desenvolvidas, bem como, em anexo, duasplanificações/tarefas/atividades no âmbito de cada um dos domínios/temas abordados.
Modelo
- Resposta dos formandos a um questionário a disponibilizar pela entidade formadora; - Relatório da formadora; - Relatório da entidade formadora.
Bibliografia
Decreto-Lei n.º 55/2018, do Ministério da Educação (2018). Diário da República, I série – n.º 129. Disponível emhttps://files.dre.pt/1s/2018/07/12900/0291802928.pdf DGE. (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação/DGE. Currículo do Ensino Básico e do Ensino Secundário para a construção de Aprendizagens Essenciais baseadas no Perfildos Alunos. Disponível emhttps://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/ae_documento_enquadrador.pdf Aprendizagens Essenciais. Disponível em https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-0 Costa, A. et al. (2010). Muitas ideias, um mar de palavras – propostas para o ensino da escrita. Fundação CalousteGulbenkian
Observações
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Formador
Helena Maria Daniel de Melo Carvalho
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 14-10-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
2 | 21-10-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
3 | 28-10-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
4 | 04-11-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
5 | 18-11-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
6 | 25-11-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
7 | 06-01-2026 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
8 | 20-01-2026 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
9 | 03-02-2026 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
10 | 24-02-2026 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |