
Atualização e aprofundamento científico-didático no ensino das Ciências Naturais, da Biologia e da Geologia turma (Turma 1)
Apresentação
O Decreto-Lei n.º 55/2018 tem como desígnio a promoção da inclusão, do sucesso educativo e da qualidade dasaprendizagens dos alunos, através de uma maior flexibilidade na gestão curricular e no desenvolvimento da educaçãopara a cidadania. Desde a implementação do Decreto-Lei n.º 55/2018, a formação tem-se centrado, maioritariamente, na capacitação dosdocentes ao nível das práticas pedagógicas e gestão da sala de aula adequadas à gestão flexível do currículo. Importa,agora, centrar os processos de desenvolvimento profissional em outras áreas, que, em conjunto com a capacitação jáimplementada, permitirão a consolidação dos 3 objetivos enunciados (Inclusão, Sucesso e Qualidade das aprendizagens). Assim, o desenvolvimento de opções curriculares eficazes, inovadoras e promotoras de qualidade no processo educativo,numa perspetiva disciplinar e interdisciplinar, beneficiará da atualização científica e didática dos docentes. Deste modo, procura-se desenvolver uma formação centrada nas componentes científicas e didáticas dos temas/domíniosespecíficos das Aprendizagens Essenciais (AE), das disciplinas de Ciências Naturais, Biologia e Geologia, em articulaçãocom as áreas de competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA), concretizando-seo entendimento sobre a construção curricular em vigor.
Destinatários
Professores do Grupo de Recrutamento 520 Biologia e Geologia
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo de Recrutamento 520 Biologia e Geologia. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo de Recrutamento 520 Biologia e Geologia.
Objetivos
• Promover a atualização científica e didática dos docentes em temas/domínios da(s) disciplina(s); • Analisar as implicações práticas do PA no desenvolvimento curricular, bem como compreender a relação entre as AE e oPA; • Promover a utilização e a partilha de recursos e materiais pedagógicos concebidos durante a oficina de formação queincentivem a utilização de estratégias ativas e inclusivas, em contexto de sala de aula; • Promover a familiarização dos professores com as propostas de atividades práticas/experimentais que constam dosdocumentos curriculares, de forma que reconheçam as suas reais potencialidades no âmbito do ensino das ciências; • Incentivar a reflexão sobre o papel essencial do professor na formação de cidadãos críticos e ativos na sociedade; • Promover a abordagem holística de problemas e desafios socioambientais.
Conteúdos
Módulo (M)1 – Currículo: dos referenciais à gestão (2,5 horas) Conceitos e perspetivas curriculares: (articulação PA/AE/Inclusão/ENEC/desenvolvimento de competências digitais dos alunos) Conceitos e perspetivas curriculares (articulação PA/AE/Inclusão/ENEC/ desenvolvimento de competências digitais dosalunos no processo de aprendizagem) O PA e as suas implicações práticas na gestão curricular (exploração do ponto 6 do PA) As AE e a sua articulação com as áreas de competências do PA (ações estratégicas das AE de cada disciplina) Ao longo do desenvolvimento dos módulos deve prever-se estratégias e atividades com vista ao recurso a ferramentasdigitais por parte dos alunos M2 - Genética e intervenção biotecnológica (10 horas) Aspetos científicos/tecnológicos inovadores relativos ao tema: manipulação da fertilidade, controlo de natalidade das populações humanas e resolução de problemas de infertilidade -processos biotecnológicos natureza e carácter hereditário dos genes, a sua regulação e alteração, com implicações na qualidade de vida dosindivíduos e da biodiversidade genes como património evolutivo das espécies e como campo de intervenção biotecnológica Estratégias de planificação e desenvolvimento de atividades práticas e experimentais no âmbito da temática M3: Saúde e Alterações climáticas (10 horas) Aspetos científicos/tecnológicos inovadores relativos à temática: pandemia e alterações climáticas - conceitos pandemias relacionadas com alterações climáticas fatores de risco evidências científicas ações para a redução dos riscos Estratégias de planificação e desenvolvimento de atividades práticas e experimentais no âmbito da temática Elaboração de projeto de intervenção na comunidade para promover a saúde e reduzir os riscos das alterações climáticas M4 – Recursos Geológicos e Sustentabilidade (10 horas) Aspetos científicos/tecnológicos inovadores relativos ao tema: relação entre dinâmica litosférica e mudanças climáticas atividades antropogénicas e mudanças ambientais exploração de recursos geológicos através de tecnologias específicas contaminação de recursos geológicos e possíveis cenários de futuro, como consequência do aquecimento global e demudanças ambientais Estratégias de planificação e desenvolvimento de atividades práticas e experimentais no âmbito do tema M5 – Biodiversidade e Geodiversidade (10 horas) Aspetos científicos/tecnológicos inovadores relativos ao tema: conceitos básicos de biodiversidade e geodiversidade: definição, importância, níveis de organização, ameaças e estratégias de conservação áreas importantes para a conservação a nível nacional - identificação geodiversidade na sustentação da biodiversidade impactos da perda de biodiversidade e da geodiversidade Estratégias de planificação e desenvolvimento de atividades práticas, de campo e experimentais Elaboração de projeto de educação ambiental. Módulo Final - (2,5 horas) Reflexão final sobre os conteúdos da ação e os trabalhos realizados pelos formandos.
Metodologias
A oficina é constituída por 6 módulos (2 obrigatórios e 4 opcionais) Módulo 1 e Módulo Final – Obrigatórios e presenciais. Os dois módulos a selecionar, de entre os 4 módulos opcionais,têm cada um deles 2,5 horas presenciais e 7,5 horas síncronas. Os módulos opcionais são definidos tendo por referênciatemas/domínios sinalizados pelas escolas/formandos que irão participar na formação. Cada turma frequentará um conjunto de módulos que permita totalizar 25 horas de formação. O trabalhoautónomo será intercalado com as sessões presenciais e online.Na última sessão presencial haverá a apresentação/partilha dostrabalhos e discussão dos resultados. Presencial/b-learning: reflexão, análise e discussão com recurso adiferentes fontes, alternando trabalho em pequeno e grande grupo; elaboração de trabalhos (planificação/tarefa/atividade). Trabalho Autónomo: será intercalado com assessões presenciais e online; consolidação dostrabalhos (planificação/tarefa/atividade); aplicaçãoprática em sala de aula dos trabalhos realizados;auscultação dos alunos em relação às atividades desenvolvidas.
Avaliação
A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a realização e discussão dastarefas propostas nas sessões, a elaboração e reflexão sobre tarefas concebidas e o trabalho final elaborado pelosformandos. O trabalho final deverá conter uma reflexão escrita individual sobre a formação e a sua participação namesma, a identificação das aprendizagens realizadas e capacidades desenvolvidas, bem como, em anexo, duasplanificações/tarefas/atividades no âmbito de cada um dos domínios/temas abordados.
Modelo
- Resposta dos formandos a um questionário a disponibilizar pela entidade formadora; - Relatório da formadora; - Relatório da entidade formadora.
Bibliografia
Decreto-Lei n.º 55/2018, do Ministério da Educação (2018). Diário da República, I série – n.º 129.https://files.dre.pt/1s/2018/07/12900/0291802928.pdf DGE. (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação/DGE. CURRÍCULO DO ENSINO BÁSICO E DO ENSINO SECUNDÁRIO PARA A CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENSESSENCIAIS BASEADAS NO PERFIL DOS ALUNOS. Disponível emhttps://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/ae_documento_enquadrador.pdf Organização Mundial da Saúde (OMS): https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/climate-change-and-health Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC): https://www.ipcc.ch/
Observações
...
Formador
Maria da Graça de Oliveira Moreira Pinto
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 21-10-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
2 | 22-10-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
3 | 28-10-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
4 | 04-11-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
5 | 11-11-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
6 | 18-11-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
7 | 25-11-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
8 | 02-12-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
9 | 13-01-2026 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
10 | 20-01-2026 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
11 | 21-01-2026 (Quarta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |